Unidades básicas de saúde de Bela Vista da Caroba recebem melhorias

Em entrevista ao Jornal Tribuna Regional, a Secretária Municipal de Saúde e primeira dama de Bela Vista da Caroba, Liandra Storch, explanou sobre as principais ações realizadas pelo setor de saúde, elencando a ampliação dos postos de saúde das linhas Progresso, Alto Aparecida, Vista Gaúcha  e a Unidade Central do Município.

UNIDADE BÁSICA DA LINHA PROGRESSO
O recurso para as obras de ampliação da unidade foi conquistado por meio de um projeto do Governo Federal, totalizando um montante de R$ 143.225,02. Atualmente a área do posto é de 39,8 m², que terá uma ampliação de 129,18 m², totalizando 168,26 m². O recurso já foi licitado e a obra está em andamento.
“Por um bom tempo o posto ficou desativado, pois a estrutura não oferecia as condições mínimas necessárias para que os profissionais pudessem prestar um atendimento de qualidade. Agora a população contará com uma área ampla, que possibilitará uma melhoria significativa nos atendimentos. Juntamente com a Administração Municipal, através do Prefeito Dilso Storch, nós nos empenhamos bastante para conquistar esse importante investimento. Com certeza essa nova estrutura dará mais comodidade para as pessoas daquela comunidade, pois não terão mais que se deslocar até a sede do Município em busca de atendimento”, explanou.
Conforme a Secretária, a meta é oferecer atendimento médico, odontológico, de uma nutricionista e de uma psicóloga, votando os trabalhos também para a parte preventiva. Assim que a unidade estiver concluída, a Secretaria Municipal fará um cronograma de atendimento, que será repassado para a comunidade.
LINHA ALTO APARECIDA
A comunidade da Linha Alto Aparecida também foi contemplada com a ampliação do mini posto. O recurso já foi licitado e a obra já está sendo executada. “Essa é uma das comunidades mais distantes do Município e isso dificulta a busca de atendimento na unidade central. Todo o atendimento que há na nossa sede terá também nessas UBS’s (Unidade Básica de Saúde)”, disse.
LINHA VISTA GAÚCHA
A unidade da Linha Vista Gaúcha contempla todos os atendimentos, porém, conforme Liandra Storch, ainda não foi possível pleitear a ampliação desse posto. Contudo, informou que toda a documentação para a concretização das obras já foi enviada aos órgãos competentes para análise e, no momento, o Município está no aguardo de uma resposta positiva.  Os atendimentos nessa unidade são realizados na segunda-feira á tarde; na quinta-feira pela parte da manhã; e na quinta-feira no período vespertino, pela nutricionista e pela psicóloga.
Para a efetivação das obras desse posto, o Município está aguardando a liberação do recurso, no entanto os atendimentos estão sendo realizados normalmente, mesmo que a estrutura existente não ofereça condições favoráveis para um bom atendimento.
UNIDADE CENTRAL
A unidade central de saúde de Bela Vista da Caroba também foi contemplada com uma reforma no valor de R$ 208 mil. “Será trocado o telhado, o piso, as portas, as janelas e será realizada uma boa pintura. Isso possibilitará uma significativa melhora na estrutura e, consequentemente, um melhor atendimento e com ainda mais qualidade, visto que os profissionais estarão mais motivados. Queremos frisar que essas obras causam transtornos, porém esses impasses se fazem necessários quando temos a meta de melhorar, por isso pedimos a compreensão da população”, finalizou.