Secretaria Municipal de saúde de Bela Vista Da Caroba realiza capacitação para funcionários com o tema Brucelose e Leptospirose

O encontro foi promovido pela Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica. O objetivo dos organizadores é desenvolver uma campanha efetiva de prevenção controle e diagnóstico em tempo oportuno. Contou com a presença de funcionários da saúde.

A capacitação ocorreu na sala educativa do Posto de Saúde no dia 02 de julho. A Enfermeira Cristina Bertochi apresentou aspectos importantes sobre a prevenção e cuidados com as doenças.
Leptospirose é uma doença que afeta seres humanos e animais, por meio da bactéria Leptospira, que é encontrada em larga escala na urina de ratos.A doença é transmitida pelas águas ou alimentos contaminadas com a urina destes animais, é válido ressaltar que as pessoas podem se contaminar não apenas ao entrar em áreas urbanas alagadas pela chuva, mas também em águas rurais de lagoas, represas e riachos. Os casos de enchente podem ser ainda mais perigosos, já que as pessoas transitam pela água suja sem proteção, favorecendo que a Leptospira invada o organismo através de pequenas lesões na pele ou das mucosas. A ingestão de água e alimentos contaminados, inclusive a partir de embalagens que entram em contato com a boca, como as latas de cerveja ou de refrigerante, por exemplo, também são vias de contaminação.
Os sintomas principais são febre alta, dor de cabeça e no corpo, principalmente na barriga da perna, náusea, vômito, olhos avermelhados e pele amarela (icterícia).
Entre a prevenção e cuidados para se evitar a doença, a população deve adotar medidas simples, como evitar contato com águas provenientes de enchentes e esgotos, colocar lixo em sacos plásticos e recipientes tampados, não nadar em lagos ou córregos, guardar alimentos em lugares protegidos, manter o quintal limpo, colocar telas em ralos para evitar acesso de ratos e usar botas e luvas para mexer em esgoto, lixo e na zona rural no manejo dos animais.
A Brucelose é uma enfermidade de trato infeccioso que se alastra a partir dos animais para as pessoas. Essa contaminação pode ocorrer por meio do leite, queijo, demais laticínios e carne mal cozida. Há também a possibilidade da Brucelose ser transmitida através do ar ou pelo contato direto com animais que possuem a infecção. Os principais sintomas da Brucelose são similares aos da gripe, como: febre, cansaço, dor enfraquecimento das articulações, calafrios, sudorese, fraqueza e dor de cabeça e no corpo em geral.A Brucelose atinge os animais selvagens, entretanto, pode contaminar os domésticos. Os animais de origem bovina, caprina, ovina, suína e canina são os mais propícios a contraírem a doença.Evitar o consumo de laticínios não pasteurizados, independente de suas origens.Cozinhar bem os alimentos e não consumir carnes com aparência crua. Manter a higiene durante o preparo das refeições, cuidados e manipulação com animais.
A secretária de Saúde, LiandraStorch, reforçou a importância para a capacitação dos profissionais de Saúde sobre estas doenças, que pode ser evitada através de ações de controle e prevenção.”O curso foi muito importante, por apresentar as formas mais comuns de transmissão da doença, os efeitos e sintomas no organismo humano e as formas de tratamento e prevenção da doença”, acrescentou Liandra, reiterando que, em casos de sintomas da doença, a pessoa deve procurar o serviço de Saúde.