Família Oliveira de Bela Vista da Caroba investe na produção de tomate

Categoria: Notícias Publicado: Quinta, 14 Novembro 2013

A família Oliveira, residente na Linha Volta Grande, Bela Vista da Caroba, tem colhido bons resultados do investimento feito no cultivo do tomate. Nesta semana iniciou a primeira colheita, que intensifica-se nos próximos dias.

Cleovir de Oliveira falou que o incentivo para iniciar este cultivo partiu de seu irmão, que já trabalhava com a plantação de tomate, já tendo experiência na área. “Começamos a plantar, achamos que não daria certo. Ele achou o comprador e tudo acabou se encaminhando. Entramos neste ramo e vamos seguir, contando com a ajuda da Administração que já ajudou com estrada, que ficou muito boa. Acredito que a tendência é só ganhar e não perder”, aclarou.

Apesar de não precisar uma grande área de terra para a plantação de tomate, conforme o agricultor, este é um cultivo muito trabalhoso, que exige cuidado, empenho e dedicação, para que se consiga uma boa produção.

Frisou que este é um cultivo vem diversificar a propriedade, aumentando a rentabilidade e dando oportunidade às pessoas que desejam trabalhar, visto que há dias em que os serviços exigem uma grande mão de obra. “Queremos ver se daqui para frente, se tudo correr bem e der certo este ano, o ano que vem queremos aumentar a plantação, ajudar mais gente e queremos crescer neste ramo”, destacou.

Falou que a propriedade possui um total de três alqueires, destes, 1,4 hectare é utilizado para a plantação de 22 mil pés de tomate. Argumentou que este é um cultivo viável, que movimenta a economia e que sempre terá mercado consumidor.

Explanou que para uma boa produtividade contam com o auxílio de um técnico agrônomo, que presta informações de cultivo e manejo. “Se não tiver um técnico não adianta iniciar a plantação porque não funciona, a gente nunca sabe tudo, tem que ter uma orientação técnica, caso contrário não vai para frente”.

Além de produzir com qualidade, informou que já há mercado garantido para sua produção. A primeira colheita iniciou nesta semana e intensifica-se nos próximos dias. Cleovir de Oliveira explicou que após plantada a muda na lavoura, em 70 dias pode-se dar início a colheita, que se estende por um período de três a quatro meses.

Na área de cultivo do tomate o agricultor fez irrigação e explicou que isso deve ser feito para uma segurança de boa produção. “Tem que estar pronto para tudo, porque ninguém sabe do tempo, que é uma surpresa, de repente chove bastante ou não chove. Dias atrás choveu de mais, deu problema nos tomates e estragou um pouco, sorte que foi pouca coisa. Tendo irrigação certa o sol é a melhor coisa”, explicou.

Para o cultivo conta com o auxílio de mão de obra de seis integrantes da família, dentre outras pessoas que auxiliam na produção, totalizando em torno de 20 pessoas que trabalham direto.

Pode-se observar que na propriedade outros cultivos foram deixados de lado e a produção que ganha mais destaque e atenção é o tomate. “Temos que nos dedicar apenas ao tomate, não tem outro serviço. Não adianta querer fazer tudo e não conseguir. O tomate necessita cuidado redobrado, tem que estar todo dia dedicado à produção”, ressaltou.

Com relação a expectativa de vendas e de remuneração, acredita que daqui para frente grandes avanços serão possíveis e tudo tende a melhorar, sendo que, segundo ele, esta é uma boa época para o plantio, pois muitas regiões não tem este cultivo, fazendo com que o produto seja mais valorizado, com uma média de R$ 60,00 a caixa. “Pode aumentar o preço como pode baixar, tomate é uma bolsa de valores, não tem preço fixo, deve-se considerar o preço do dia”, informou.

O agricultor explanou que é de fundamental importância a participação da Administração Municipal neste negócio, pois contribuem com os serviços públicos, melhorando as estradas, facilitando e dando mais segurança no escoamento da produção.