Histórico do Município

1.1 HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE BELA VISTA DA CAROBA

Os pioneiros que desbravaram as matas de Bela Vista da Caroba, chegaram no ano de 1.949 quando aqui se instalaram, os membros das famílias: Pinheiro, Castanha, Aurélio, as quais imigraram do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No ano de 1950, outras mais aqui fixaram as suas raízes com as suas famílias sendo elas: a família Schmidt e a família Banovski as quais nos relata a história de Bela Vista da Caroba.

Em 1951, chegou para aqui permanecer vivo à memória de Pedro Godoi dos Santos, que se destacou como líder de famílias que aqui estavam instaladas, recebendo apoio de Domingos e Miro Tavares, na luta dos colonos pelas posses das terras, chegando ao ponto máximo no ano de 1952, onde a primeira intentona contara os jagunços ocorreu na localidade de Esquina Gaúcha, onde muitos colonos foram mortos, a segunda revolta se deu no Km 19, a terceira ocorreu no escritório da Companhia Estadual chamada de CITLA, na localidade de Lajeado Grande, a qual foi queimada pelos colonos revoltados.

Esta Companhia chamada CITLA queria tomar as terras dos colonos na base da força, regularizar as situações das terras, querendo vende-las aos colonos que já nelas trabalhavam. Muitos foram os fatos pitorescos que aconteceram naquela época, tais como: que os colonos amedrontados ficavam escondidos no mato por vários dias. Com tudo esses fatos foram motivos de muito terror e preocupação, porque muitas pessoas honestas desapareciam para sempre.

Segundo o relato do Senhor Antonio Banovski ele trabalhou um mês no Rio Grande do Sul para poder vir para Bela Vista numa viagem de caminhão em busca de encontrar terra vagas para trabalha e chegando aqui o que encontrou foi uma grande mata com animais selvagens e mais algumas famílias em busca de terra. E aí conseguiu seu pedaço de terra e começo a derrubar a mata para fazer lavoura.

A Senhora Jenoefa Banovski também nos conta que conheceu o Sr. Antonio já aqui em Bela Vista da Caroba onde se casou e constitui família. Naquele tempo era muito difícil, pois era tudo mato e gente não tinha nada disso que a gente tem hoje em dia.

1.2 DIVISÃO DAS TERRAS

Segundo o colonizador o Senhor Juraci Schmidt as divisões de terras era feita pelos próprios colonizadores que ali iam chegando e também feita por três guardas, sendo que um desses guardas era destacado na Cango no município de Ampere e os outros dois eram destacados no destacamento Marecos com sua sede no município de Francisco Beltrão e somente esses três guarda cobriam toda essa região porque naquela época não existia delegacia e muito menos comarca.

Nesta época a população de Bela Vista da Caroba já contava com migrações de várias famílias vindas principalmente do sul do país em busca de terras mais produtivas, dando um grande avanço na agricultura, estas famílias eram na maioria de descendência européia (alemã e italiana), diversificando assim, a composição étnica da população.

Também conta os colonizadores de Bela Vista da Caroba que na época não havia estradas, e, sim picadas feitas pelos próprios colonizadores para a construção de estradas, era feita em mutirão pelos colonizadores da época.

Conta os colonizadores que na época havia muitos animais selvagens tais como: Tigre, veado, porco do mato, bugiu, macaco, paca e anta. 

Bela Vista da Caroba está localizada na região sudoeste do Estado do Paraná, desmembrado dos municípios de Pérola D’Oeste e Pranchita.

No ano de 1961 Bela Vista passou a ser Distrito de Pérola D’Oeste e a ter sua representação na Câmara Municipal de vereadores daquele município com os seguintes vereadores: Davi Matias, Aristides Souza, José Coraça e Paulo Milton dos Santos.

Hoje 50 anos do inicio da colonização o cenário mudou as velhas ruas de chão batido deram lugar ao progresso, nossa gente construir um belo município.

1.3 POR QUE CAROBA?

 

CAROBA – Significa mato amargo, em guarani (casa - rob), pertence à família das bignoniáceas.

É árvore de porte médio, mas que se destaca das outra pelas suas características a qual, servia de ponto de encontro de referência dos caçadores de época, pois havia muitos animais silvestres nesta região tais como: paca, anta, veado e outros.

 

1.4 POR QUE BELA VISTA?

BELA VISTA – Tratada carinhosamente pelos seus moradores como sendo local BELO, ventoso (fresco), bom para se morar.

Este nome a princípio não foi muito bem aceito, por parte dos moradores mais antigos do município, que carinhosamente chamava-a de CAROVA, quando alguém pedia referencias, e isto permanece até hoje, quando se houve a pronúncia de Bela Vista da Caroba.

Em meados de julho de 1983, levado pelo descontentamento do povo por parte dos administradores foi lançada a semente em prol da emancipação política, social e econômica.

Na data de 20 de abril de 1995, esta semente, germinou, abrindo caminhos para a EMANCIPAÇÃO.

Em 05 de maio de 1995 realizou-se o primeiro encontro onde foi traçado o rumo e o destino de Bela Vista.

Em 15 de maio de 1995, foi convocada a liderança política de Bela Vista, onde foi eleita a Comissão Pró – Emancipação, iniciando-se imediatamente os trabalhos de coleta das assinaturas, estiveram presente nesta reunião 180 pessoas, as quais foram membros integrantes da comissão.

Aos 10 dias do mês de dezembro de 1995, realizou-se o PLEBISCITO mobilizando 90% dos eleitores do então distrito de Pérola D’Oeste.

O fato histórico ocorreu na data de 21 de dezembro de 1995, criada pela Lei Estadual nº 11.254, foi elevada a categoria de Município.

Em 03 de outubro de 1996, realizou-se a primeira eleição para Prefeito e Vereadores do novo município. O primeiro Prefeito eleito, o Senhor Paulo Milton dos Santos, empossado no dia 01 de janeiro de 1997.

CAPÍTULO II

ASPECTOS GEOGRAFICOS

 

Área: 166.88 Km²(Fonte: IBGE)

Localização: Sudoeste do Estado do Paraná 648 km de Curitiba

Municípios Limítrofes:

Norte e Oeste: Pérola D’Oeste

Sul: Pranchita

Leste: Ampere

População: 4.503 habitantes (Fonte: IBGE)

Urbana: 763Rural: 3740 (Fonte: IBGE)

Altitude: de 545 metros (Fonte IBGE e IAP)

Distância da Capital: 648 km

Aeroporto mais próximo: 97 km (Francisco Beltrão)

Distância do Porto de Paranaguá: 739 km

Latitude: 25º 52’ 46” sul (Fonte: IBGE e IAP)

Longitude: 53º 40’ 09” W-GR (Fonte: IBGE e IAP)

Clima:

O clima subtropical úmido mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22º C), inverno com geadas pouco freqüentes (temperatura média inferior a 14º C), sem estação seca definida.

 

2.1 HIDROGRAFIA

 

A hidrografia do município é constituída por rios, riachos, arroios, sangas e córregos, tais como: Rio Capanema, Rio Tigrinho, Rio Lajeado Grande, Lajeado dos Porcos, Lajeado Bonito, Rio Tigra, Rio Alegre, Rio Macaco, Sanga Santa Lúcia, Córrego Coxilha Bonita, Arroio Tateto entre outros.

2.2 RELEVO E SOLO

O relevo de Bela Vista da Caroba é formado por mini-planícies, planaltos, morro e vale. A geológica do solo é proveniente pelo derrame de lavas vulcânicas que ocorreu no sul do Brasil, praticamente em todo o Terceiro Planalto do Paraná, à milhões de anos atrás. O solo é muito favorável à agricultura por ser um terreno com pequenas elevações, pouco dobrado e muito fértil.

2.3 VEGETAÇÃO

A vegetação do município já foi muito rica em matas nativas, porém hoje existem pequenas concentrações de florestas naturais e mata ciliar preservada por força de lei nas propriedades rurais e o que garante a preservação florestal.

O município de Bela Vista da Caroba desempenha um bom papel no Meio Ambiente com o auxilio do viveiro municipal os agricultores podem reflorestar suas propriedades com espécies nativas.

Existem também na região de Bela Vista da Caroba algumas áreas de reflorestamento como a plantação de espécies de Louro Branco, Louro Preto, Canavistola, Araucária, Angico e eucaliptos, madeira para lenha, etc.

 

2.4 SEDE DO MUNICÍPIO

A sede do Município de Bela Vista da Caroba é considerado como um Distrito Administrativo, incluindo a área urbana e alguma comunidades rurais.

A sede do município é dentro do perímetro urbano, está dividido em quadras e lotes as vias de acesso são as ruas e avenidas principais: Avenida Rio Grande do Sul, Avenida Paraná, Avenida Rio de Janeiro, Avenida Santa Catarina, Rua Maranhão, Rua Amapá, Rua Piauí, Rua Minas Gerais, Rua Paraíba, Rua Goiás, Rua Roraima, Rua São Paulo, Rua Amazonas, Rua Curitiba e Rio Grande do Norte e outras que ainda estão sendo denominadas devido a aberturas de novos loteamentos.

O perímetro urbano é servido pela rede de água tratada e distribuída pela SANEPAR e pela rede de energia elétrica fornecida pela COPEL, ambas que também atendem grande área rural. O serviço de esgoto na maioria das residências possui o destino para o esgoto em fossas assépticas.

A população é composta por trabalhadores de diversos setores, de média e baixa renda e de um número significativo de desempregados e/ou trabalhadores informais.

As construções e moradias vêm sendo melhoradas e ampliadas constantemente devido a grande demanda de novos moradores atraídos pela possibilidade de progresso no município e pelo grande fluxo de pessoas provenientes de outros municípios.

A sede do município também dispõe dos serviços essenciais de utilidade pública, tais como: Posto do Correio, Agência Bancária SICREDI, Agência Bancária CRESOL, Rodoviária, Lotérica com posto de atendimento da Caixa Econômica, Posto da Polícia Militar, Delegacia de Polícia Civil, Cartório de Registro Civil, Cartório de Contabilidade, Posto do Instituto de Identificação do Paraná, Serviço Militar, Posto do DETRAN, Centro de Formação e Geração de Renda e Associação Comercial.

2.5 PRINCIPAIS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO

O município de Bela Vista da Caroba é dividido em localidades são mais de vinte comunidades no interior do município tais como: Comunidade de Vila Progresso com uma distância da sede do município de aproximadamente 5 km e possui um campo de futebol, uma quadra de esporte com iluminação, uma cancha de bocha junto a Pavilhão de Festa da comunidade.

Temos também a comunidade de Vista Gaúcha que tem a menor distancia da sede do município quatro km apenas e possui o seguinte patrimônio público para o divertimento dos moradores da comunidade: um ginásio de esporte e uma cancha de bocha junto ao Pavilhão de festa da comunidade.

A comunidade de Santa Lúcia tem a sua distancia da sede do município de seis km e possui uma quadra de esporte com iluminação, uma cancha de bocha junto ao pavilhão de festa da comunidade e um campo de futebol.

Além dessas três comunidades o município conta ainda com as seguintes comunidades: Linha Belo Horizonte, Linha Volta Grande, Linha Coxilha Bonita, Linha Planalto, Linha Medeiros, Lajeado Gaúcho, Linha União, Linha Lajeado dos Porcos, Linha Lajeado Gauchinho, Linha Lajeado Tigrinho, Linha Lajeado Bonito, Linha Costa e Silva, Linha São Luiz, Linha Alto Evangelho, Linha Alta Aparecida, Linha Voltão da Tigra, Linha Boa Vida, Linha Voltão do Capanema I, Linha Voltão do Capanema II, Linha Rodeio Bonito, Linha Tigra e Linha Farias comunidades essas com menor número de moradores.

 

2.6 ESTRADA E RODOVIAS

O município de Bela Vista da Caroba interliga-se com os outros municípios do Estado e do País através da rodovia 187, unindo-se aos municípios do Sudoeste do Paraná e aos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As estradas que dão acesso ao interior do município são calçadas com pedra irregulares ou cascalhadas, sendo muito bem conservadas, visando o transporte de alunos e da população em geral e o escoamento de produtos agrícolas.

SIMBOLOS DO MUNICIPIO

Bandeira do  Município

Brasão do Município

Hino Municipal 

CAPÍTULO III

ASPECTOS NATURAIS TURISTICOS

3.1 Bosque Fundo de Vale

O Bosque Fundo de Vale fica localizado na zona urbana do município de Bela Vista da Caroba com uma área de mais de 20 m² onde as famílias pode se divertir e se reunir sem custo algum para uma recreação sadia e segura.

O Bosque conta com quiosques com churrasqueiras, salão de festa e um parque infantil para as crianças, campo de futebol sete, quadra de areia, quadra de vôlei de areia e lanchonete além de ser o ponto de encontro do Piquete Crioulo de Bela Vista da Caroba.

3.2 Cachoeira

Além do Bosque o município conta com uma bela queda d’água “cachoeira” de mais de quinze metros de altura, e se localiza na zona rural do município na propriedade do Senhor Antonio Banovski um dos pioneiros de Bela Vista da Caroba.

CAPÍTULO IV

RESERVA FLORESTAL DE BELA VISTA DA CAROBA

O município possui uma ótima reserva florestal onde há mata virgem nas margens do Rio Capanema, Rio Lajeado Grande e em algumas propriedades com a sua área destinada a reserva florestal.

Além das margens dos rios conterem um mata virgem também está sendo revestida por mata ciliar e os demais rios contam com alguma espécie de vegetação ao longo de suas margens.

CAPÍTULO V

ATIVIDADES ECONÔMICAS DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO

Nosso Município tem sua economia baseada na Agricultura Familiar, possuindo um número grande de médias e pequenas propriedades, com quase 75% de nossa população residindo no meio rural. Com a instalação do Município em 1997, um dos primeiros trabalhos desenvolvidos pela prefeitura, foi estruturar o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, que hoje possui uma equipe de recursos humanos devidamente capacitados e uma excelente infraestrutura. Conseguiu também junto ao Governo Estadual, um escritório da EMATER no Município, que através do Engenheiro Agrônomo que aqui trabalha vem desenvolvendo excelentes Projetos em nosso Município.

Coordenado pelo Secretario Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, estão sendo desenvolvidos vários projetos tais como:

-PIA – Projeto de Inseminação artificial, que busca melhorar o quadro genético do gado leiteiro, possibilitando assim um melhor rendimento na produção para nossos agricultores já que essa é uma vocação forte em nosso município.

-Também temos a preocupação constante com a sanidade animal, pensando nisso o município incentiva a vacinação preventiva dos animais (aftosa, brucelose, etc) como também é feita a coleta de sangue para exames de brucelose e tuberculose.

-Na área da piscicultura, o município esta incentivando, nas propriedades, a construção de tanques, visando agregar mais renda na pequena propriedade.

-Visando melhorar a renda do pequeno agricultor foi desenvolvido um projeto de construção de estufas para a produção de pepinos para a industrialização, com assistência técnica constante a essas propriedades.

-Na avicultura nosso município teve um avanço bastante significativo e já contamos hoje com número médio de aviários em plena produção.

-O município em parceria com o Governo Estadual e Federal desenvolve programas como: distribuição de sementes de milho, calcário, PRONAF e Paraná 12 meses e equipamentos agrícola distribuído para as associações, principalmente para a agricultura familiar que beneficiam aproximadamente 600 (seiscentas) pequenas propriedades em nosso município, incentivando assim nossos agricultores a solidificarem suas raízes cada vez mais na área rural, melhorando significativamente a qualidade de vida, dessas famílias.

-No Departamento de Meio Ambiente o município vem desenvolvendo um trabalho de fiscalização nas áreas de preservação ambiental, trabalhando este que visa fazer com que nosso agricultor se torne ele mesmo um agente de fiscalização e preservação ambiental, para isso o município possui um viveiro com excelente infraestrutura, onde são distribuídas mudas gratuitamente para reflorestamento nas propriedades.

-O executivo municipal de Bela Vista da Caroba, tem uma atenção muito especial para agricultura familiar.

A economia de Bela Vista da Caroba é especificadamente baseada na agricultura em pequeno e médio porte.

Os produtos agrícolas mais cultivados no município são: soja, trigo, milho, feijão, fumo e arroz e outros produtos em menor escala, como: mandioca, cana-de-açucar, batata doce, árvores frutíferas, erva-mate, hortaliças, etc. os animais criados pelos produtores são: suínos, bovinos, (tanto de corte como leiteiro) e ovinos, ainda há a criação de abelhas, aves caseiras e peixes (criado nas propriedades).

O cultivo do solo é feito nas médias e pequenas propriedades através de plantio direto, com maquinários, usando adubação vegetal e ainda adubação química e uso racional de agrotóxicos. Nas pequenas propriedades, que não são a maioria o trabalho também é feito com tração animal e de forma manual.

Os pequenos produtores são assessorados pela EMATER e Secretaria de Agricultura, visando a troca de experiências, a assistência técnica e o acesso aos projetos de incentivo à agricultura e ainda ao uso de agrotóxicos, utilização da agricultura orgânica e a preservação do meio ambiente. Estas entidades desenvolvem inúmeros projetos de apoio ao pequeno produtor visando a diversificação de produção, o acesso a aquisição de maquinários, implementos, sementes, instalações e equipamentos para a produção rural e também na orientação para o comércio dos produtos.

 

CAPÍTULO VI

COMÉRCIO

O comércio de produtos agrícolas é feito na sua maioria com as cooperativas locais. As demais atividades comerciais são feitas na Sede do município e nos municípios vizinhos. O comércio local é constituído por pequenas empresas, tais como: supermercados, mini-mercados, lanchonetes, restaurantes, bares, casas de materiais de construção, lojas de móveis, roupas, posto de combustíveis e derivados, oficinas mecânicas, salões de beleza, vendas de veículos, açougue, panificadora, livraria, farmácia, agroveterinárias, distribuidora de bebida, moinho, entre outras. Existem também serviços de concertos: eletrônica, auto-elétrica, borracharia, chapeação e pintura, etc.

CAPÍTULO VII

INDUSTRIA

A indústria local ainda é pouco diversificada e está se expandindo nos seguintes setores: confecções, artefatos de cimento, madeiras, farinheiras, marcenarias e estrutura metálicas. Algumas desta industrias estão instalado em barracões da prefeitura as quais tem o apoio da administração público.

CAPÍTULO VIII

SAÚDE

Uma das iniciativas de se criar o novo Município, nasceu na vontade da população, de ser melhor atendida na área da Saúde, compromisso este que a administração municipal tem como prioridade.

Hoje Bela Vista da Caroba conta com um Centro de Saúde com uma excelente instalação e uma equipe de recursos humanos devidamente capacitados, todos contratados pelo município, atendendo assim a reivindicação da população quando da emancipação.

Nos vários programas que são desenvolvidos pelo Departamento de Saúde, o município conta também com um serviço de atendimento aos pacientes, fora do expediente, sendo encaminhados diretamente a hospital de referência transportados gratuitamente devido ao fato de que o Município não possui hospital.

A saúde tem aprovação unânime pela população Belavistense e a atenção especial do executivo municipal.  

Também a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve projetos nesta área com o objetivo de viabilizar a medicina preventiva tanto no setor odontológico quanto nos demais setores de saúde. O principal projeto de trabalho é desenvolvido pelas Agentes Comunitárias de Saúde que atuam diretamente com as famílias em cada comunidade, orientando a população e coletando dados para organização e priorização de programas de atendimento.

Junto com a 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, a qual pertence a secretaria, são desenvolvidas campanhas de vacinação, prevenção de câncer, hanseníase, tuberculose, AIDS, gravidez na adolescência, programas de combate a dengue, febre amarela palestras sobre saúde e outros.

Também com um papel muito importante a Assistência Social presta serviço junto com a Secretaria de Saúde, desenvolvendo campanhas com os grupos de 3ª Idade e Clubes de Mães, estes últimos atuam também na área de medicina alternativa, juntamente com a pastoral da criança.

Programa Saúde Familiar também é desenvolvido no município com o objetivo de atender melhor os pacientes que não podem comparecer ao Centro de Saúde e também com o objetivo de valorizar as comunidades do interior com visita do médico, enfermeiras e agentes de saúde.

CAPÍTULO IX

EDUCAÇÃO

Com sua emancipação, Bela Vista da Caroba recebeu do município mãe as seguintes escolas municipais e estaduais:

EscolaLocalidade

Escola Rural Municipal Assis BrasilLinha Belo Horizonte

Escola Rural Municipal Costa e SilvaLinha Volta Grande

Escola Rural Municipal Dom Pedro ILinha Coxilha Bonita

Escola Rural Municipal General OsórioLinha Planalto

Escola Rural Municipal João XXIIILinha Medeiros

Escola Rural Municipal José AlencarLajeado Gaúcho

Escola Rural Municipal Paula GomesLinha União

Escola Rural Municipal São JoséLajeado dos Porcos

Escola Rural Municipal São LuizLajeado Gauchinho

Escola Rural Municipal São PedroLajeado Tigrinho

Escola Rural Municipal São RoqueLajeado Bonito

Escola Rural Municipal Visconde de CapanemaLinha Costa e Silva

Escola Rural Municipal Visconde de MauáLinha São Luiz

Escola Rural Municipal Albino ArisiLinha Alto Evangelho

Escola Rural Municipal Almirante AlexandrinoLinha Santa Lucia

Escola Rural Municipal Josué Batista de OliveiraLinha Alta Aparecida

Escola Rural Municipal Percy SchreinerLinha Voltão da Tigra

Escola Rural Municipal Santo AgostinhoLinha Santa Lúcia

Escola Rural Municipal São FranciscoLinha Boa Vida

Escola Rural Municipal TiradentesLinha Voltão do Capanema

Escola Rural Municipal Ricieri Luiz AlgeriLinha Rodeio Bonito

Escola Rural Municipal Dona LeopoldinaLinha Tigra

Esc. Mun. Bom Jesus – Ed. Inf. Ens. FundamentalSede

Escola Municipal Pio XII – Ens. FundamentalLinha Vista Gaúcha

Escola Mun. Getúlio Vargas – Ens. FundamentalLinha Vila Progresso

Escola Est. Vista Gaúcha – Ensino FundamentalLinha Vista Gaúcha

Escola Est. Vila Progresso – Ensino FundamentalLinha Vila Progresso

Col. Est. Santo Antão – Ens. Fundamental e MédioSede

A educação de Bela Vista da Caroba logo que se emancipou encontrou muita dificuldade para prestar um ensino de qualidade com a nuclearização das escolas sendo centralizado nas seguintes Escolas: Escola Municipal Pio XII, Escola Municipal Getúlio Vargas e Escola Municipal Bom Jesus, com essa nuclearização o espaço físico se tornou pequeno, onde a Escola Municipal Bom Jesus que já utilizava o prédio do Colégio Estadual Santo Antão cedido pelo Estado ao município teve que improvisar salas de aula em casas, pavilhão da igreja e na creche municipal.

O sistema de educação de Bela Vista da Caroba é organizado de forma centralizada. Hoje contamos com duas escolas em todo o município sendo uma municipal e outra estadual. A secretaria Municipal de Educação é gestora e mantenedora das modalidades de Educação Infantil, Educação Especial, Alfabetização de Jovens e Adultos e Ensino Fundamental de 1ª à 4ª séries. A Secretaria Estadual de Educação é gestora do Ensino Fundamental de 5ª à 8ª séries e Ensino Médio.

Bela Vista da Caroba conta hoje com uma escola de excelente qualidade, graças tudo isso a construção da nova escola.

No ultimo dia 02 de agosto do ano de 2003 a comunidade escolar Belavistense, viu realizado os seus sonhos e asseio nutrido desde a emancipação do município foi inaugurado as novas instalações da Escola Municipal Bom Jesus.

Com o processo de nuclearização das Escolas do Município, tínhamos sérios problemas de infra-estrutura para abrigarmos nossos alunos. Mas com o acompanhamento e uma atenção especial da prefeitura com a Educação, não medindo esforços junto aos Órgãos Estaduais e Federais culminaram na construção desta obra de vital importância para a educação em nosso município.

A obra projetada nos últimos padrões educacionais pelos engenheiros da FUNDEPAR tem uma área construída de 1.080 (mil e oitenta) m² sendo dividida em quatro blocos mais a casa do vigia, perfazendo um custo total de R$ 840,000,00 ( oitocentos e quarenta mil reais) , liberados pela FUNDEPAR, e mais R$ 100,000,00 ( cem mil reais ) gastos com aquisição de mobiliários e equipamentos adquiridos com recursos próprios do município: 

Bloco 1 contém: Secretaria, Sala de Supervisão, Coordenação, Direção, Sala de Professores, Laboratório de Informática e uma Biblioteca.

Bloco 2 contém: Cozinha, área de serviço e pátio coberto.

Bloco 3 e 4contém: Oito salas de aula equipadas.

A Educação no Município da um salto em qualidade na parte de infra-estrutura e nos compromete em desenvolver um ensino de qualidade, de modo especial a Secretaria Municipal de Educação, tem como prioridade desenvolver projetos educacionais, que venham ao encontro de todos os seus cidadãos.

Todos os alunos da rede municipal de 1ª à 4ª série terão suas aulas na nova escola, o município conta hoje com transporte escolar, passando por todas as comunidades do município, facilitando assim a todas as nossas crianças acesso a uma Educação de Qualidade. 

CAPÍTULO X

CULTURA E GRUPOS ÉTNICOS

Os primeiros imigrantes que vieram compor a etnia do município foram brasileiros negros. Mais tarde vieram os migrantes, descentes de italianos e alemãs proveniente na sua maioria do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atualmente a população de Bela Vista da Caroba é composta por pessoas das mais diversas origens devido ao recebimento de novos moradores provenientes de outros municípios do Paraná, das mais diversas etnias.

Considerando esta grande variedade étnica dentro do município, a cultura está em constante processo de adaptação e instituindo novos costumes, porém prevalecem os hábitos, costumes e relações pessoais e sociais característicos dos pequenos municípios do interior do Paraná. A população manifesta costume dos nativos, mesclados com a cultura dos migrantes do sul do país, tanto na alimentação quanto nos divertimentos, no jeito de viver e até nos valores morais.

10.1 RELIGIOSIDADE

A religião predominante no município é a Católica, sendo que são também instituídas as seguintes religiões: Luterana, Assembléia de Deus, Congregação Cristã do Brasil.

A religião Católica tem sua sede na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, pertencente à Diocese de Palmas, sendo que na maioria das comunidades existem as capelas e centros comunitários para missas, cultos e demais atividades religiosas.

Os fies Evangélicos também tem suas igrejas, distribuídas na sede e em algumas comunidades para a realização dos cultos, reuniões e confraternizações.

Já os Luteranos e a Congregação Cristão do Brasil possui as suas igrejas somente na sede do município.

10.2 FESTAS, COMEMORAÇÕES, ATIVIDADES SOCIAIS E DESPORTIVAS

10.2.1Religiosa

Festa do Padroeiro de Bela Vista da Caroba – acontece todos os anos dia 17 de janeiro para comemorar o Dia do Padroeiro do Município: Santo Antão. Este evento acontece na Igreja Católica junto ao Pavilhão. A programação conta com as seguintes atividades: Missa, Jogos, churrasco e outras atividades.

10.2.2 Cívicas

Festa de Comemoração da Emancipação do Município de Bela Vista da Caroba. Realiza-se todos os anos na semana do dia 21 de dezembro, com várias atividades integradas.

Comemorações da Semana da Pátria.

10.2.3 Sociais

Bailes e matinês como forma de entretenimento social que acontece esporadicamente na sede do município e nas comunidades.

Festas das igrejas nas comunidades e na sede do município (churrascadas, almoços e jantares).

Visitas familiares e de vizinhança (roda de chimarão).

Cavalgada entre os tropeiros de Bela Vista e municípios vizinhos.

10.2.4 Desportivas

São realizados no município, dentro da programação do Departamento Municipal de Esportes, diversos eventos, campeonatos regionais e locais nas modalidades de futebol de salão, futebol de campo, bocha, futebol sete, sinuca, canastra entre outros.

10.3 ÁREAS DE RECREEAÇÃO E INSTALAÇÕES DESPORTIVAS

           - Praça da Igreja de Bela Vista da Caroba.

Avenida Rio Grande do Sul esquina com Rua São Paulo.

- Clubes:

- Associação da Prefeitura

ASSEBEV – Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Bela Vista da Caroba.

Veteranos Esporte Clube de Bela Vista da Caroba

Localiza-se no perímetro urbano na Rua Santa Catarina, s/n.

Características: Um Pavilhão de Festa e confraternização com outros veteranos dos municípios vizinhos.

Localiza-se no perímetro urbano.

Características: área de 22.000 m², com centro múltiplo uso, salão de festa, cancha de futebol de areia, campo de futebol sete, quadra de areia para vôlei, quiosques com churrasqueiras, parque infantil e lanchonete.

- Ginásio Municipal Sete de Setembro.

Avenida Rio Grande do Sul, s/n.

Características: Quadra de Vôlei, basquete, futebol, vestiário e sanitários.

- Estádio Municipal de Bela Vista da Caroba.

Avenida Rio Grande do Sul, s/n.

Características: Campo de futebol, vestiários.

- Centro de Desenvolvimento Comunitário Social das Comunidades Rurais de: Linha Vista Gaúcha, Vila Progresso, Santa Lucia, Tigra, Alta Aparecida, Gaúcho, Linha União, Linha Planalto e Linha Farias.

- Pavilhão da Igreja Católica de Bela Vista da Caroba.

Avenida Rio Grande do Sul, s/n ao lado da Igreja.

Características: Salão de festa, sanitários e cozinha.

CAPÍTULO XI

Legislatura 2000/2004

 

Elido Alvier Doneda

Dilson Storch

Eli Rodrigues de Souza

Sebastião João Jzesiuk

Francisco de Barros

José Carlos Batista

Pedro Albino da Rosa

Luiz Pozzebon

Enio Caramori.

 

Legislatura 2005/2008

 

Jandir Paulo Schineider

Lovani Dreier Rukhaber

Neli Rigotti Michael

Nileu Pedro Villani

Elemar Dieckel

Enio Caramori

Luiz Pozzebon

Francisco de barros

Pedro Albino da Rosa

 

Legislatura 2009/2012

 

Pedro Albino da Rosa

Dílson Storch

Neli Rigotti Michael

Osvaldo Miguel Azeredo

Claudencir Santos Cavalheiro

Elido Alvier Doneda

Lovani Dreier Rukhaber

Luciano de Barros

Luiz Pozzebon.

 

 

Legislatura 2013/2016

 

Luciano de Barros

José Valdir Rodrigues

José Carlos Batista

Pedro Albino da Rosa

Neli Rigotti Michael

Osvaldo Miguel Azeredo

Valdemar Perico

Elemar Dieckel

Jilierme dos Santos.

 

 

Prefeitura Municipal de Bela Vista da Caroba

Brasão Municipal

   Rua Rio de Janeiro, 1021

   85745-000 - Bela Vista da Caroba-PR

  (46) 920006455 - TELEFONISTA

                    (46) 920007135 - SETOR DE TRIBUTAÇÃO