Bela Vista da Caroba e Pérola D’Oeste assinam Plano de Contingência Municipal

Categoria: Notícias Publicado: Quinta, 15 Mai 2014

A assinatura em ambos os municípios aconteceu no dia 5 de maio. Em Bela Vista da Caroba o ato aconteceu na parte da manhã e em Pérola D’Oeste no período da tarde. Em cada município estiveram acompanhando a assinatura lideranças municipais, a equipe da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

O Plano de Contingência é um documento que registra o planejamento elaborado pelo Município a partir do estudo de cenários de risco e de desastres naturais. O Plano também estabelece os procedimentos para ações de alerta, resposta ao evento adverso, socorro e auxílio às pessoas, reabilitação dos cenários e redução dos danos e prejuízos. É assinado pelo Município e pela Defesa Civil do Estado.
COMANDANTE REGIONAL DO CORPO DE BOMBEIROS
O Comandante Regional do Corpo de Bombeiros, Major Norton Kapp, explicou que o Plano de Contingência é uma exigência legal do sistema nacional de Defesa Civil. É um instrumento de planejamento, em que os municípios elencam as ações a serem tomadas para o enfrentamento de um possível evento adverso. Os municípios devem fazer um cadastro de recursos, levantar o nome das pessoas que tem acesso ao maquinário e aos abrigos, e demarcar os pontos da cidade suscetíveis aos desastres.
O Plano de Contingência é executado pelos municípios, nele são registrados os responsáveis por cada setor, como o diretor de operações, coordenador operacional da Defesa Civil, os responsáveis pela saúde, pelos abrigos e máquinas, e pelo registro de danos e assessoria jurídica. Essa grande equipe irá auxiliar o Executivo Municipal nas ações de atenção a algum desastre e irá manter contanto com os demais pactuantes, entre eles a coordenadoria regional de proteção á defesa civil; órgãos regionais, como a Ciruspar (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudoeste do Paraná) e o Samu; órgãos estaduais, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros; e até mesmo órgãos federais. “Geralmente os desastres não ocorrerem no horário de expediente dos órgãos públicos, por isso é fundamental que todos os envolvidos nessa ação pactuada de atenção a desastres estejam informados sobre os responsáveis por cada setor, para socorrer as pessoas que necessitam de ajuda”, salientou.
Conforme o Major, todos os municípios devem ter uma equipe de defesa civil municipal e devem fazer o Plano de Contingência, considerando que a Defesa Civil realiza importantes medidas de prevenção e preparação, e suas ações extrapolam os atos de resgate e atendimento, realizados pelo Corpo de Bombeiros.
“O Plano é uma sistematização da atenção. Através de políticas da Defesa Civil existem recursos na esfera Federal para projetos de prevenção á acidentes naturais, como a estiagem, por exemplo. Sendo assim os municípios podem elaborar projetos que visem a prevenção para garantir algum recurso”, argumentou.
BELA VISTA DA CAROBA
Para o Prefeito Municipal, Dilso ‘Dito’ Storch, o Plano de Contingência dará mais segurança para o Município diante dos possíveis desastres naturais que venham a ocorrer, como vendavais, alagamentos, desmoronamentos e estiagem. “O Plano possibilitará que o Município elabore um projeto para a conquista de recursos no Governo Federal, visando desenvolver algumas ações e medidas de prevenção. É importante que realizemos um trabalho voltado à prevenção, pois, caso venha a ocorrer algum desastre, estaremos protegidos e amparados”. Devido o Município estar em uma altitude mais elevada, os maiores problemas enfrentados é de ventanias e estiagem.
De acordo com ele, pelo fato de Bela Vista da Caroba ser um município essencialmente agrícola, o Plano de Contingência também contribuiu com os agricultores com relação ao seguro agrícola, em casos de perca da produção por causa de acidentes ambientais.
Em casos de emergência, a população pode recorrer à Defesa Civil do Município, por meio do presidente da comissão da Defesa Civil, Nileu Pedro Villani, ou pode entrar em contato com os servidores da Prefeitura Municipal.
PÉROLA D’OESTE
Alcir Pigoso, Prefeito Municipal, ressaltou que o Plano de Contingência é fundamental para a organização de uma comissão, em que cada integrante será responsável por um setor e estará preparado para auxiliar as vítimas de desastres naturais. Conforme ele, isso também dará mais segurança para o Município e possibilitará a elaboração de importantes projetos para a busca de recursos, visando sempre a prevenção desses incidentes e, no caso de acidentes já ocorridos, na ajuda imediata à população, amenizando a situação.
O Presidente do Legislativo Municipal, Wilibaldo Vieira, explanou que o Plano de Contingência é voltado fundamentalmente à prevenção. “Temos que realizar um trabalho focado na prevenção, para que no momento em que acontecer algum evento desastroso estejamos preparados para enfrentar a situação e prestar assistência à população”.

Comentários - Facebook

Prefeitura Municipal de Bela Vista da Caroba