O Tribunal de Contas do Estado do Paraná mostra otimismo com a eliminação dos atrasos nas prestações de contas mensais. O sentimento é fruto do volume de remessas apresentadas ao órgão pelas administrações municipais.
Até o último dia 12, a Diretoria de Contas Municipais do TCE (DCM) havia contabilizado 1.937 remessas, relativas aos primeiros oito meses de 2014. O desempenho das prefeituras, bem como de órgãos e entidades a elas ligados, vai favorecer o aprimoramento da análise das contas públicas pelo Tribunal.
A superação das dificuldades iniciais pelas administrações é especialmente importante porque representa a assimilação da nova geração tecnológica do Sistema de Informações Municipais - Acompanhamento Mensal (SIM-AM). Ele é o responsável pela captação dos dados e informações de natureza orçamentária, contábil e patrimonial dos órgãos e entidades dos 399 municípios do Paraná, obrigados a prestar contas ao TCE.
Um dos recursos de fiscalização lançados é o Procedimento de Acompanhamento Remoto (Proar), que permite o monitoramento online da execução orçamentária dos municípios. Assim, os servidores do TCE podem atuar de forma preventiva, orientando os gestores quando detectada alguma falha. Por sua vez, a autonomia funcional entre os blocos modulares que compõem o SIM-AM torna realidade a transparência da gestão em tempo de real.
Outro dado que reveste de importância os números contabilizados pela DCM é a adaptação dos municípios aos novos padrões mundiais, definidos nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCasp).
Para Akichide Walter Ogasawara, este conjunto de mudanças "pavimenta o caminho para implantação de plataforma de inclusão de dados no SIM-AM mais inteligente, flexível e segura". Segundo ele, os números mostram a recuperação das administrações municipais no relacionamento com a Agenda de Obrigações do SIM-AM.
A resposta positiva das administrações municipais em relação à Agenda de Obrigações reflete, também, a iniciativa do TCE de conceder certidões liberatórias à medida que sejam cumpridas as metas graduais de envio das prestações de contas. As metas, pondera o diretor de Contas Municipais do Tribunal, são compatíveis com a capacidade técnica média de efetivação das bases mensais de dados por parte dos municípios.
Ranking de remessas - Municípios mais adiantados
Município Mês Base
MUNICÍPIO DE BELA VISTA DA CAROBA ago/14
MUNICÍPIO DE CAFEZAL DO SUL jul/14
MUNICÍPIO DE IBAITI jul/14
MUNICÍPIO DE MAMBORÊ jul/14
MUNICÍPIO DE PÉROLA D'OESTE jul/14
MUNICÍPIO DE SALTO DO LONTRA jul/14
MUNICÍPIO DE BOM SUCESSO DO SUL jun/14
MUNICÍPIO DE JAPIRA jun/14
MUNICÍPIO DE LARANJAL jun/14
MUNICÍPIO DE TOLEDO jun/14
MUNICÍPIO DE VITORINO jun/14
MUNICÍPIO DE BARBOSA FERRAZ mai/14
MUNICÍPIO DE DIAMANTE DO OESTE mai/14
MUNICÍPIO DE PLANALTO mai/14
MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS mai/14